A Marca

O florescimento da indústria do vestuário em Colatina-ES se deu nos anos 1980.

O segmento da indústria do vestuário despontou no município ainda na década de 1950 com a criação de duas empresas, chegando ao ano 2000 com um total de 514 empresas ativas. Entre os anos de 1960 e 2000, foram criadas 577 empresas no ramo de confecção de roupas. Atualmente, o pólo de Colatina ocupa o 8º lugar no Brasil.

Fundada em 1986, em Colatina-ES, a UOT surgiu da necessidade de oferecer produtos de qualidade e beleza ao público capixaba, que antes só era encontrado no Rio de Janeiro. Isso fez nascer uma fábrica que desenvolve roupas com estilo próprio, voltada para o surfwear e seu público jovem.

A marca logo conquistou o mercado capixaba, devido seu pioneirismo no surfwear local e a qualidade das roupas produzidas.

Essa credibilidade possibilitou o crescimento da UOT, influenciado também pela visão empresarial de seus sócios, que investiram corretamente os recursos adquiridos. Com isso, foi possível a abertura de lojas próprias, além de alçar vôos para todo o restante do país.

Desde o início, a marca sempre esteve presente no mundo do surf, patrocinando atletas ou torneios, principalmente no ES, onde foi uma das precursoras no apoio ao surf. Daí a origem do nome "Union Ocean Team", que simbolizava uma equipe unida pela filosofia do esporte e do modo de vida daqueles que praticam ou simplesmente admiram o surf e o seu universo.

Da junção das iniciais de seu nome surgiu o logotipo UOT. E da sobreposição das mesmas iniciais, nasceu seu atual símbolo tribal.

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Sempre tivemos uma preocupação especial os com resíduos tóxicos produzidos pela indústria e a busca por menor quantidade possível de poluição no processo fabril. Assim, desde a pioneira instalação de um sistema de tratamento que retira esses resíduos antes de devolver a água para o Rio Doce (rio que corta os estados de MG e ES), buscamos soluções que menos agridam o meio ambiente. Não apenas dentro da UOT, mas também na escolha de parceiros da cadeia produtiva que também usem processos de responsabilidade ambiental, como a GB Lavanderia, empresa colatinense das mais importantes do país e que usa materiais 100% biodegradáveis, entre outras inovações tecnológicas de proteção ao meio ambiente.

Atualmente, usamos sacolas oxi-biodegradáveis em toda nossa rede de lojas, com o objetivo de diminuir o impacto destruidor que as sacolas plásticas promovem na natureza. As sacolas UOT-óxi, como chamamos, se degradam com no máximo 18 meses em contato com o meio-ambiente, enquanto as sacolas plásticas convencionais levam até 200 anos para sua degradação.

Além da preocupação com a produção de resíduos, sentimos a necessidade de envolver mais pessoas na busca do ideal de proteção ambiental. Com isso, surgiu a idéia de oferecer sementes de árvores nativas das matas brasileiras em nossa rede de lojas, como a "macanaíba pele de sapo", uma árvore mais presente no cerrado brasileiro, também encontrada nas matas ciliares, podendo chegar a 16 metros de altura. Todas as sementes vêm em envelopes lacrados, com descrição e modo de plantio. Tem sido um sucesso em todas as lojas e as pessoas pedem pelas sementes.

Já foram distribuídas mais de 1.000.000 de sementes.

Paralelamente ao trabalho de preservação do meio ambiente, desenvolvemos a campanha "Saving The Planet", com intuito de gerar entre os jovens que consomem os produtos da marca uma atitude pró-ativa em relação à preservação da natureza. O kit é composto por produtos produzidos com matérias primas ecológicas e recicláveis. Parte do resultado comercial conseguido com a venda dos kits é revertida para a ONG SOS Praias Brasil, que percorre o litoral brasileiro conscientizando as pessoas sobre a preservação das praias e dos oceanos.

Nosso trabalho de apoio às causas sociais visa sempre à educação ambiental e à prática saudável do surf, como o belíssimo trabalho realizado pela escola de surf dos irmãos Moulin, de Jacaraípe, em Serra-ES, que atende portadores de deficiência com o projeto AMAS – Atividade Motora Adaptada ao Surf, em parceria com a sociedade Pestalozzi.